Skip to main content

Liderança nordestina

Central De Adubos - Liderança Nordestina

Foto: Central de Adubos

Com 8 lojas, Central de Adubos tem o maior faturamento de insumos agrícolas da região

Existe receita para empreender? O empresário Aurélio Cavalcante, afirma que a herdou de seu pai, um pequeno agricultor que conseguiu tornar produtiva uma chácara de apenas 12 hectares, em Juazeiro, na Bahia.

“Cheguei aqui, com muito orgulho, em cima de um caminhão. Minha infância toda morei na zona rural e enfrentei de perto as dificuldades de um pequeno produtor.”

As condições climáticas e o tipo de solo da região também contribuíram para o sucesso da plantação. Já naquela época, Aurélio identificou um ambiente próspero, porém carente de distribuidores especializados em adubos, defensivos, foliares e materiais de irrigação, essenciais para a fruticultura.

Em 2010 surgiu, então, a primeira loja da Central de Adubos, em Juazeiro, na Bahia, que oferecia não só produtos de qualidade, mas também soluções inovadoras: seu diferencial estava no atendimento, formado por um time de profissionais especializados e treinados para ir a campo, escutar e entender as necessidades dos produtores rurais. “Esse atendimento personalizado gera um relacionamento próximo e eficaz, criando soluções para cada uma das dificuldades atuais”. 

Hoje, a empresa possui oito lojas, em três estados nordestinos e diferentes cidades - Juazeiro, Irecê e João Dourado, na Bahia, Petrolina e Petrolândia, em Pernambuco, e Itabaiana, em Sergipe -  atende mais de 20 mil produtores rurais por mês e gera mais de 420 empregos, tornando-se detentora do maior faturamento nordestino de insumos agrícolas.  Para Cavalcante, o sucesso do empreendimento está diretamente relacionado à riqueza da região (de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a área do Vale do São Francisco é responsável por 95% da exportação de uvas e manga do Brasil) e também à escolha de fornecedores.

“Um dos nossos diferenciais, como distribuidora, é trabalhar com parceiros capazes de entregar produtos e insumos de qualidade. Nosso negócio é pautado pelo relacionamento e pela confiança do cliente e, para isso, investimos nos melhores fornecedores, aqueles que trabalham com seriedade e têm credibilidade no mercado global”, afirma. 

A Alltech, por exemplo, está há cinco anos no portfólio de vendas da Central de Adubos. “É uma empresa que preza pela excelência de seus produtos e serviços, que faz investimentos em pesquisas e tecnologia e que tem um ótimo atendimento especializado. Tudo isso me fez querer ter a Alltech como parceira de negócios”, explica. 

Formado em administração, Aurélio conduz seus negócios baseado em estudos, análises de mercado e acompanhamento de tendências. Tudo para manter a liderança da Central de Adubos na região. Segundo seu planejamento, o futuro será ainda mais próspero. “Vamos abrir, no próximo mês, mais uma filial, em Feira de Santana, na Bahia. Esperamos totalizar dez lojas e dobrar o faturamento de 2021, cerca de R$ 400 milhões, nos próximos três anos. Nosso nome já é forte, mas queremos que seja ainda mais, ocupando boa parte dos estados do Nordeste. Nossa meta está desenhada e estou confiante de que vamos alcançá-la, fazendo dos desafios, oportunidades”, finaliza.


Deseja conferir outras reportagens especiais? Preencha o formulário abaixo para fazer download das edições mais recentes da Revista Em Folha

Loading...