Skip to main content

Vigor e produtividade

Vigor e produtividade na cana

Pesquisa comprova os benefícios do Soil-Plex® Active na cana-de-açúcar

O ótimo desenvolvimento da rizosfera, assim como o equilíbrio e ativação da microbiota benéfica presente no solo, são fundamentais para o bom desenvolvimento da cana-de-açúcar.

Mas qual seria a ferramenta ideal para alcançar essas condições? Pesquisadores da Alltech Crop Science realizaram um estudo em Pilar, Alagoas, com o objetivo de avaliar os efeitos do Soil-Plex® Active na cultura da cana-de-açúcar.

A tecnologia foi utilizada com a dosagem de 2,0L/ha na cana-de-açúcar da cultivar RB 92 579, no sulco de plantio, em junho de 2018.

Visualmente já se percebia plantas mais vigorosas e com uma parte aérea mais desenvolvida. Ao final das avaliações, comprovou-se, também, um aumento de 17% no diâmetro do colmo das plantas, elevando a produtividade final.

Outro índice muito importante para a cultura é o Açúcar Total Recuperável (ATR), que indica a qualidade da cana-de-açúcar e a sua capacidade de produzir açúcar ou álcool. Quanto maior este índice, maior a capacidade de produção por volume de cana.

E as avaliações não decepcionaram: o uso do Soil-Plex Active aumentou em 16% o ATR. Esse resultado se dá pela composição orgânica do produto, que disponibiliza compostos que melhoram e ativam a microbiota benéfica do meio. Assim, a planta consegue obter maior qualidade com um pleno desenvolvimento.

Concluiu-se com o estudo que o Soil-Plex Active favoreceu as condições de desenvolvimento das plantas de cana-de-açúcar, o que trouxe excelentes resultados na arquitetura da planta, em índices como o ATR e, ao final, no incremento de produtividade.


Deseja conferir outras reportagens especiais? Preencha o formulário abaixo para fazer download das edições mais recentes da Revista Em Folha

Loading...