Skip to main content

3 passos para fazer da ação climática sua alegre prática diária

3 passos para fazer da ação climática sua alegre prática diária

A notável ambientalista Heather White falou ao público do Alltech ONE Conference sobre como determinar seu próprio papel no movimento climático e criar uma prática diária de sustentabilidade que lhes dê alegria. Foto cortesia de Chuck Zimmerman, ZimmComm.  Autora: Tien Le

"Mãe, onde estão os baby boomers, onde estão os millennials? Você não pode deixar essa crise (climática) em nossos ombros ... Estamos ficando sem tempo", disse a filha adolescente de Heather White, chorando para ela na mesa de jantar em um dia de 2019. White, que é um notável ambientalista há mais de 20 anos, relembrou o momento durante sua apresentação no Alltech ONE Conference (ONE). Naquele momento, ela decidiu investigar o impacto da crise climática na saúde mental e criar uma oportunidade para que mais pessoas se vissem dentro do movimento.

"A crise climática é o maior desafio do nosso tempo", disse White à ONE. "Todos são necessários, e todos são bem-vindos. Mas... é tão avassalador, a maioria das pessoas não sabe por onde começar."

Aqui estão os três passos que você pode dar agora para contribuir com o movimento climático:

Passo 1: Pense além da sua idade e ouça

Em primeiro lugar, White argumenta, é importante pensar nas pessoas que criaram a oportunidade para você - alguém que pode não estar mais aqui, mas que mudou a trajetória de sua vida. Nossos ancestrais tentaram criar um legado melhor para nós, e podemos nos tornar bons ancestrais para a próxima geração, também.

Agora, imagine que estamos em 2050. Por que um adolescente em 2050 nos agradeceria?

White convida todos a ouvir os jovens sobre suas preocupações climáticas e também a dar-lhes esperança.

"Precisamos compartilhar com eles o progresso que testemunhamos em nossa vida para que eles saibam que a mudança, a esperança e o progresso não só são possíveis, mas que são inevitáveis", afirmou White. "Isso é por nossa conta, e isso consegue ser resolvido com conversas."

Todos nós temos um papel a desempenhar nas mudanças climáticas, e White ajuda as pessoas a encontrarem os papéis que deveriam desempenhar.

Passo 2: Encontre seu papel único

Com duas décadas de trabalho em defesa do meio ambiente e liderança nacional em organizações sem fins lucrativos White escreveu um livro intitulado "One Green Thing: Discover Your Hidden Power to Help Save the Planet". Nesse livro, ela criou a Avaliação de Perfil de Superpoder de Serviço, que é semelhante a um teste de personalidade que você pode fazer gratuitamente aqui.

"Esta é uma avaliação que pergunta: 'Para quem você está a serviço? Como você lida com as pessoas que você ama?'" White explicou.

Depois de fazer a avaliação, você se encontrará entre os sete perfis de serviço de acordo com sua personalidade e talentos:

  1. O aventureiro, que adora a fisicalidade do ar livre. Eles são um tomador de risco calculado. Adoram levar outras pessoas para fora de sua zona de conforto.
  2. O farol é tudo sobre justiça social. Eles estão confortáveis atrás do pódio. São visionários que podem ver o que é possível.
  3. O influenciador, que gosta de reunir as pessoas e conectá-las.  
  4. O filantropo, que doa seu tempo e recursos e conecta outras pessoas a causas com as quais se importam.
  5. O sábio, que se concentra na conexão espiritual com a natureza e com a moral para agir em nome da futura geração. Eles podem romper a divisão política e encontrar um ponto em comum para as pessoas verem o quadro geral.
  6. A faísca é a líder de torcida que inflama o movimento e está sempre pronta para torcer por amigos e familiares.
  7. O especialista ama ciência, política, dados e gráficos. Eles podem traduzir tecnologia complexa em soluções que as pessoas podem entender e se reunir.

"O ponto desses diferentes sete tipos de personalidade em serviço é essa ideia de que você não precisa fazer tudo", garantiu White ao público da ONE. "Você pode gerenciar seus pontos fortes e contribuir para o movimento com base em seus pontos fortes. Em primeiro lugar, não se trata de perfeição. É sobre o progresso.

Passo 3: Aplicar a prática diária da sustentabilidade

Agora que você sabe qual é o seu superpoder de serviço, é hora de salvar o mundo. É aí que entra algo verde - uma prática diária de sustentabilidade.

  • Comece executando um plano de 21 dias cheio de atividades que são divertidas para você e boas para o planeta. Se você precisa de inspiração ou está apenas curioso, saiba mais sobre seu superpoder de serviço e ações climáticas correspondentes aqui.
  • Siga seu plano por 21 dias. Se você precisa de motivação, reflita sobre como você quer aparecer para as pessoas que você ama, em seguida, dedique um tempo em sua agenda diária.
  • Mantenha seu hábito diário de adotar um hábito verde depois dos 21 dias.

"A ação individual muda a cultura", disse White. "Você é o influenciador da sua comunidade. Porque a realidade é que todas as soluções para a crise climática existem agora. O que está faltando é a vontade política. E a política só vai acontecer quando cada um de nós age todos os dias para mudar essa cultura."

Com sua experiência em lobby para a política ambiental no Capitólio, White aconselha que devemos criar mudanças culturais para que a política funcione e para que soluções de mercado sejam adotadas em escala. Se todos adotarmos uma atitude verde todos os dias, podemos dar um impulso para que a mudança se torne realidade.

White deixou a plateia com esse pensamento de despedida:

"Qual será o seu legado? Porque juntos podemos criar um Planeta da Abundância. Quais são as nossas ações de hoje que irão criar um momento de gratidão de tirar o fôlego daqui a 30 anos?"

Para ter acesso a conteúdos sob demanda e muito mais no Alltech ONE Conference, visite one.alltech.com.
 

Loading...