Skip to main content

4 insights para o futuro do setor de petfood

4 insights para o futuro do setor de petfood

Foto: Alltech Inc.

Pesquisadores e executivos do setor apontaram soluções para os grandes desafios do setor durante o Alltech ONE Conference.

Com a indústria de animais de estimação crescendo a uma taxa exponencial, é importante considerar tanto o essencial quanto as inovações mais recentes relacionadas à alimentação, saúde e posse de animais de estimação. Foi com base nesse pensamento, que especialistas de petfood ao redor do mundo se reuniram no Alltech ONE Conference, que ocorreu de 22 a 24 de maio em Lexington, Kentucky (EUA), para explorar como equilibrar novas soluções e tecnologias com as demandas de uma indústria em crescimento.

Nutrição é o carro-chefe

A procura por produtos de nutrição para humanos que vão desde suplementos para melhora intestinal até para reduzir estresses crescem continuamente na forma de chocolates, barras e gomas multivitamínicos. Agora essa tendência chegou ao mundo pet. É isso que afirma a a diretora-executiva de estratégia da MarketPlace, Nicole Hill. Segundo ela, a tendência de humanização do animal de estimação segue num crescente desenvolvimento.

“Muitos dos principais problemas que o humano enfrenta, também é motivo de preocupação em pets como problemas de pele, doenças articulares, má digestão, baixa imunidade, etc. Por isso, ingredientes funcionais como pré, pro e pósbióticos, que podem melhorar a microbiota, são cada vez mais utilizados pelo mercado de petfood."

Outra preocupação que afeta os humanos, mas também aos animais é a saúde cerebral. De acordo com a neurocirurgiã veterinária, Dra. Joll Jarboe os elementos mais importantes para saúde cerebral são vitamina E, complexo B, ômega 6 e 3, nutrientes de suporte (taurina, vitamina A, Colina e L-carnitina), minerais orgânicos (principalmente Selênio) e canabinóides. Mas para que esses elementos possam ser absorvidos, a saúde intestinal precisa estar em dia. “O desenvolvimento e a manutenção de uma microbiota diversificada são positivos e necessários para otimizar a imunidade e a saúde cerebral. De modo geral, estratégias nutricionais devem ser focadas na redução do estresse oxidativo.”, afirma a especialista.

Longevidade dos animais de estimação

A gradual deterioração do sistema imunológico, associada ao envelhecimento, é chamada de senescência. De acordo com a gerente técnica de minerais da Alltech, Laurentia van Rensburg, é preciso adotar estratégias que possam realmente diminuir a inflamação e o estresse oxidativo, uma vez que esses fatores terão impacto direto no processo de envelhecimento. “Essas estratégias são saúde intestinal adequada, desenvolvimento e manutenção de uma microbiota positiva e uso de vitaminas, antioxidantes celulares e minerais orgânicos.”, detalhou a especialista em sua apresentação no Alltech ONE Conference. Ela afirmou também que a escolha de minerais orgânicos com maior capacidade de retenção e menos interações dietéticas com outros ingredientes é o ideal.

“Ao ter menos interações dietéticas com vitaminas D e A e outros micro ingredientes, há um efeito sinérgico entre as vitaminas, reduzindo estresse oxidativo e diminuindo o declínio cognitivo e outros problemas cardiovasculares.”, explicou van Rensburg.

Fusões e aquisições no setor pet

A indústria pet é tão atraente para os investidores e por isso, não é de se surpreender que alguns dos maiores crescimentos vieram do setor de alimentos para animais de estimação.  De acordo com a diretora de gestão da BirdsEye Advisory Group, Carol Frank, a diferença entre um comprador estratégico e um comprador financeiro é que os compradores financeiros são indivíduos ou empresas que basicamente compraram uma empresa para gerar um retorno sobre seu investimento no futuro e o private equity é um exemplo de um comprador financeiro.

“Compradores estratégicos são diferentes, uma vez que estão sempre fazendo aquisições com visão estratégica; verificam se realmente é o momento certo, procuram obter margens brutas e acesso a novos produtos ou canais”, explicou a especialista durante o evento.

Sustentabilidade no setor de petfood

Um dos pontos altos da discussão sobre o tema foi a respeito das embalagens e do uso de proteínas de origem responsável. De acordo com Megan Wade, gerente sênior de P&D da Canidae Pet Food, para reduzir uso de plásticos em embalagens e o uso de tecnologia verde.

“Adotamos o uso de dispenser a granel para a ração com economia de mais 150 milhões de Kgs em embalagens plásticas de alimentos para animais de estimação e em aterros todos os anos. O consumidor só precisa pegar uma sacola reutilizável, colocar na balança e puxar a alavanca para encher”, relatou em sua apresentação.

Marque na agenda

Apróxima edição do Alltech ONE Conference será realizada de 21 a 23 de maio de 2023 em Lexington, Kentucky (EUA).

Assista o vídeo com os melhores momentos da edição de 2022.

Loading...