Skip to main content

Milho: grão que supera desafios

Milho: grão que supera desafios

Produtores de milho driblam o clima utilizando soluções biológicas

De norte a sul, o milho está entre os principais cultivos agrícolas do Brasil. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), o Paraná possui participação de 14,3% no total da produção nacional. De Maringá (PR), o agricultor Cleber Veroneze Filho planta esta cultura há oito anos e investe no uso de soluções biológicas para driblar os desafios climáticos na lavoura.

Em 2021, a região passou por dificuldades ocasionadas pelas secas e geadas ocorridas entre maio e julho. Por isto, Cleber conta que procurou antecipar o calendário da soja, plantando e colhendo o milho mais cedo e, assim, escapando do frio. “Já em relação à seca, venho usando muita palhada, fazendo rotação de culturas e trabalhando com brachiaria”, explica.

Há três anos, o produtor utiliza as soluções biológicas da Alltech Crop Science em sua lavoura, que possui área plantada de 470 hectares e produtividade média de 110 sacas por hectare (sc/ha). Segundo Cleber, os produtos: Soil-Plex Active e Compost-Aid são indispensáveis para maior uniformidade e produtividade na plantação. 
Para Veroneze é perceptível a melhoria no solo, o que viabiliza uma melhor rotação e enraizamento de culturas.

“As tecnologias utilizadas na matéria orgânica facilitam o plantio e refletem numa maior decomposição e uniformização do solo, pois ativam a biologia dele”, ressalta.

Cleber Veroneze Filho

Cidade: Maringá - PR

Cultivos: milho e soja

Soluções: Soil-Plex Active e Compost-Aid

Sem geada

Produtor de milho há 30 anos, Fábio Layer, do município de Sorriso (MT), também lida com os desafios climáticos, mas neste caso, não é a geada. Na região, o que mais impactou sua plantação foi a estiagem e as pragas decorrentes dela, como o percevejo que causa danos no desenvolvimento da planta. Sua área plantada é de 880 hectares com produtividade média de 130 sc/ha.

Para enfrentar as adversidades de forma natural e melhorar o desempenho, Fábio Layer utiliza há quatro anos os produtos da Alltech Crop Science. Atualmente, ele aplica nas suas plantações o Grain-Set, um fertilizante formulado a partir de extratos vegetais e nutrientes complexado por aminoácidos.

“Com a utilização destes produtos, tivemos um incremento de 7% na performance do nosso milho. Percebo ainda um custo-benefício muito bom, o que faz valer à pena o uso em todas as safras”, explica.

A pesquisa Produção Agrícola Municipal 2020 (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2021, mostra que o município de Sorriso ficou entre os 50 maiores produtores agrícolas no país. “O clima e a palhada que se formam nas plantações facilitam a rotação de cultura, sendo a rentabilidade extremamente atrativa para trabalhar com o milho”, finaliza o agricultor Fábio Layer.

Fabio Layer

Cidade: Sorriso - MT

Cultivos: milho, soja e feijão

Soluções: Grain-Set


Deseja conferir outras reportagens especiais? Preencha o formulário abaixo para fazer download das edições mais recentes da Revista Em Folha

Loading...