Skip to main content

Cobre orgânico incrementa produtividade de café em 2,3 sacas por hectare

Cobre orgânico incrementa produtividade de café em 2,3 sacas por hectare

Foto: Alltech Crop Science

O micronutriente, quando combinado com aminoácidos, potencializa reservas energéticas da planta e favorece o desenvolvimento de frutos e grãos

O verão marca o início da fase de expansão dos frutos do café, e produtores devem ficar atentos às necessidades fisiológicas da planta, principalmente em relação ao cobre. Durante a estação mais quente do ano, este elemento é altamente demandado pelo organismo vegetal. Para suprir as exigências nutricionais da cultura, permitindo que ela absorva quantidades efetivas, uma solução recomendável é o uso de cobre orgânico, ou seja, quelatado com aminoácidos. 

De acordo o gerente técnico especializado em hortifrúti e café da Alltech Crop Science, PhD Marcos Revoredo, neste momento, a planta está desenvolvendo seus frutos e seus ramos vegetativos ao mesmo tempo.

“O cobre está relacionado à proteção da planta e ao processo de fotossíntese e, portanto,  de geração de energia. Por isso, ele é fundamental para que o cafeeiro tenha maior capacidade de desenvolvimento, crescimento, enchimento dos frutos e formação de grãos”, afirma.

A eficiência do cobre orgânico

Neste aspecto, o cobre orgânico tem papel de destaque. Um experimento realizado pela Fundação PROCAFÉ, com soluções biotecnológicas, comprovou que o elemento quelatado em aminoácidos, em comparação com a aplicação simples de sais de cobre, incrementa a produtividade dos grãos em 2,3 sacas por hectare. “O cobre orgânico traz maior efetividade na absorção foliar, fazendo com que a planta aproveite ao máximo seus benefícios nutricionais. Os aminoácidos também trazem outras vantagens, como o auxílio na redução do estresse fisiológico e no estímulo de desempenhos superiores. Caso contrário, temos apenas uma resposta protetiva do cobre, sem a adequada nutrição do plantio”, complementa o engenheiro agrônomo.

Outros benefícios

Além de estar relacionado ao processo de fotossíntese e ser um redutor de estresses climáticos e oxidativos, o cobre também participa da respiração vegetal e é um importante ativador de processos fisiológicos. Desta forma, plantas que recebem um bom fornecimento do micronutriente têm maior produtividade e uma granada de melhor qualidade. “A aplicação de cobre orgânico vai resultar em grãos mais bem formados, com maior peso de peneira e menor porcentagem de cafés chochos, gerando, consequentemente, uma bebida de melhor qualidade”, confirma o gerente técnico.

Dica do especialista

Revoredo explica que o Copper Crop, tecnologia nutricional da Alltech Crop Science, é a solução ideal para que produtores de café aumentem o aproveitamento de cobre na safra, potencializando seu desempenho. “O produto, que combina cobre a aminoácidosde forma orgânica , auxilia a planta na produção de energia, melhorando seus processos fotossintéticos para a maximização da formação de frutos e grãos. Isso gera uma cultura mais saudável e de maior produtividade. Além da melhoria na rentabilidade, a lavoura se torna mais sustentável”, finaliza.

Loading...