Skip to main content

O poder dos aminoácidos

Citricultura: O poder dos aminoácidos

Foto: Alltech Crop Science

Pomares superam estresses ambientais por meio de cuidados nutricionais

Nos últimos anos, pomares de citros em todo o país estão sentindo os impactos das altas temperaturas e do déficit hídrico, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Segundo o Instituto Agronômico de Campinas, os citros se desenvolvem melhor em temperaturas entre 23°C e 32°C. O calor elevado provoca o chamado estresse ambiental, que atua diretamente na fisiologia da planta, acarretando alguns distúrbios que contribuem para o abortamento de flores e frutos.

Segundo o engenheiro agrônomo e doutor em produção vegetal, Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, as fases mais sensíveis aos estresses são o florescimento e o desenvolvimento dos frutos, pois estão passando por várias alterações metabólicas, e também têm uma maior exigência nutricional e hídrica. Revoredo aponta que não há o que fazer em relação às elevadas temperaturas, mas que é possível minimizar os impactos das adversidades climáticas com o uso dos produtos biotecnológicos.

Para auxiliar os produtores nesses desafios, a Alltech Crop Science possui em seu portfólio o Liqui-Plex Bonder, um fertilizante natural, com alta concentração de aminoácidos que auxilia na absorção de nutrientes e ameniza efeitos provocados por situações de estresse ambiental. Segundo Revoredo, quando aplicado, “o produto mantém uma boa atividade da folha e promove estímulos na planta, fazendo com que ela desenvolva algumas substâncias responsáveis pela redução dos níveis estressantes, aumentando assim a capacidade de suportar e/ou minimizar as adversidades ambientais e melhorando a formação e produção dos frutos”.

O consultor de citros que atua na região de São Paulo, Rubens Rossetti, explica que uma nutrição adequada, com produtos que contenham aminoácidos, é fundamental, mas faz um alerta: "não pode pensar em fazer só no momento para apagar o fogo. É preventivo, a gente vem construindo essa nutrição, esse equilíbrio da planta, o ano todo”. Revoredo complementa, afirmando que essa prevenção melhora o equilíbrio fisiológico da planta e faz com que ela supere momentos estressantes, pois o aporte de aminoácidos melhora sua nutrição, além de amenizar os efeitos negativos.

Para Rossetti, a procura por produtos com aminoácidos aumentou e está contribuindo de forma positiva: “tem sido uma solução fantástica para o citricultor reduzir os efeitos causados nas plantas por esses estresses. Acho que hoje tem que se pensar muito nessa questão de produtos biotecnológicos, que ajudem nesses fatores, realmente eu vejo como uma necessidade”, conta. Além disso, Rossetti defende que os produtos com aminoácidos também auxiliam na maturação e na qualidade dos frutos.

“Nas propriedades em que sou consultor, utilizamos durante o ciclo todo, desde o início da florada até a fase final de maturação da fruta, inclusive preparando essa fruta para enfrentar o próximo estresse, o período de seca que pode comprometer alguma coisa lá na frente na próxima safra”, conclui.


Deseja conferir outras reportagens especiais? Preencha o formulário abaixo para fazer download das edições mais recentes da Revista Em Folha

Loading...