Skip to main content

Batata: máxima qualidade

Batata: máxima qualidade

Foto: Alltech Crop Science

Seja qual for a região do Brasil, os desafios fazem parte da produção de batata. Clima, preço, solo, ou outros obstáculos estão presentes no dia a dia do agricultor e a atenção ao longo do processo produtivo faz toda a diferença na hora de entregar um tubérculo de qualidade ao mercado e melhorar a rentabilidade. Nesse sentido, a biotecnologia tem auxiliado estes produtores a encontrarem bons resultados no campo.

Foto: arquivo pessoal

Em Minas Gerais, maior produtor de batata do País, de acordo com Associação Brasileira da Batata (ABBA), mais especificamente na cidade de Santa Rita de Caldas, sul do estado, Carlos Alberto de Souza cultiva a variedade Ágata. Ele explica que sempre buscou aumentar a produtividade e a qualidade de seu produto, o que fez com que há 18 anos passasse a utilizar as soluções naturais da Alltech Crop Science em seu manejo nutricional.

Neste cenário, Souza conta que está conquistando índices positivos.

“A planta se desenvolve melhor, resultando em maior produtividade e melhor calibre de tubérculos”, afirma.

Ele ainda destaca uma sanidade melhor nas plantas, sendo mais resistentes e vigorosas. Além disso, o agricultor acrescenta a padronização das batatas e a pele sempre boa.

Os produtos são usados em 100% da lavoura, que possui 23 alqueires e uma produtividade entre 2.300 e 2.400 sacas por alqueire. O produtor ainda ressalta que com a mercadoria de qualidade, é possível uma rentabilidade melhor, tornando a batata mais valorizada. Os produtos utilizados por Souza, ao longo do manejo da cultura são: Compost-Aid, Soil-Set, Crop-Set, Bulk, Initiate, Liqui-Plex Bonder e CopperCrop.

Produção o ano todo

Plantar e colher batata nos 365 dias do ano é possível e o produtor Hildo Aguiar conta que é em Mucugê (BA), cidade na qual possui a Fazenda Paraguaçu, que essa realidade acontece. Em 300 hectares da propriedade, são cultivadas as variedades Ágata, Cupido e Orchestra. Ele explica que ao longo dos anos, já tiveram muitos problemas com o solo, e que o uso de soluções naturais foi justamente o que melhorou estes aspectos.

Foto: arquivo pessoal

“A nossa busca pela Alltech Crop Science, nesse tempo de dificuldade, foi justamente para encontrar uma tecnologia de aplicação, em que tivéssemos produtos que pudessem nos ajudar na questão de melhorias do nosso solo”, detalha.

Entre os ganhos, Aguiar cita melhoria na decomposição de material orgânico e maior tolerância a estresses, principalmente hídricos.

Os resultados em produtividade também vieram, conforme relata o agricultor. Foi possível constatar incremento de 30 a 40 sacas de batata por hectare em algumas áreas. “Quando começamos a usar os produtos da Alltech Crop Science, percebemos uma melhora na qualidade da fisiologia da planta. E, assim, você tem uma formação de tubérculos, de um sistema radicular, que consequentemente melhora a colheita, do produto final”, diz. As tecnologias utilizadas pelo produtor no manejo são: Compost-Aid, Soil-Set, Soil-Plex Active e Nem-Out.


Deseja conferir outras reportagens especiais? Preencha o formulário abaixo para fazer download das edições mais recentes da Revista Em Folha

Loading...