Skip to main content

A perfeita relação entre Ca, Mg e B

soja florescendo

Os três elementos têm funções essenciais na fisiologia das plantas

A nutrição de plantas é um grande desafio quando buscamos a máxima eficiência na produção vegetal. Conhecer as reais necessidades de cada espécie é apenas um dos grandes obstáculos para suprir esta necessidade. Além disso, nos deparamos também na busca por produtos que venham garantir o fornecimento dos elementos nutricionais essenciais na forma que as plantas possam realmente aproveitá-los e utilizá-los em seus processos metabólicos. Dentre os diversos elementos essenciais,
destacamos três que possuem funções importantíssimas na fisiologia da planta: o Cálcio (Ca), o Magnésio (Mg) e o Boro (B).

O Cálcio é constituinte da parede celular, portanto grande responsável por garantir maior resistência e qualidade aos frutos, grãos e tubérculos. Também tem ação no metabolismo das plantas, funcionando como sinalizador intracelular e ativador de vários outros processos.

Já o Magnésio, participa de sínteses e ativações enzimáticas e proteicas. Além de ser constituinte de uma das principais moléculas existentes na planta e responsável pelo processo de fotossíntese, a clorofila.

Para evitar competição pela utilização do mesmo sítio de ligação, o Cálcio e o Magnésio precisam estar em proporção equivalente a 3:1 respectivamente. Do contrário, pode ocorrer inibição competitiva no aproveitamento destes e outros nutrientes, provocando desequilíbrio nutricional no vegetal.

Outro elemento de grande destaque é o Boro. Este micronutriente está envolvido com vários processos metabólicos, na produção de compostos fenólicos e proteicos, no transporte de carboidratos, na formação de órgãos reprodutivos e também na fertilidade dos mesmos. No entanto, sua mobilidade só é possível na forma de complexos com polióis, como o sorbitol e o manitol.

Solução completa

Buscando oferecer condições favoráveis para o perfeito equilíbrio nutricional e beneficiamento do desenvolvimento vegetativo, reprodutivo e melhoria das características de qualidade da produção agrícola, a Alltech Crop Science disponibiliza em seu portfólio o Liqui-Plex® CaMg+B.

Sua formulação é equilibrada para o fornecimento de Cálcio e Magnésio na perfeita proporção 3:1. O produto oferece os elementos complexados por aminoácidos de alta qualidade, que impedem interações negativas e ainda conta com a associação do Boro, com a presença de sorbitol e manitol, tornando-os prontamente disponíveis às plantas. É uma solução altamente eficiente para o equilíbrio nutricional do seu cultivo, evitando o aparecimento de distúrbios relacionados à deficiência destes elementos.


Duvidas ou comentários? Entre em contato conosco:

Loading...