Skip to main content

Liderança na citricultura

pomar de laranja

Uso de soluções nutricionais auxiliam produtores de citros no Sudeste e Nordeste

Uma das principais atividades comerciais do país, a citricultura está presente em mais de 91 mil estabelecimentos agrícolas brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado de São Paulo é o líder absoluto na produção de laranja, com mais de 358 milhões de caixas colhidas na safra 2019/20, de acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Mas para manter a excelência da cultura no estado, os produtores vêm enfrentando desafios diversos, que exigem uso de tecnologias nutricionais para serem minimizados.

Este é o caso do citricultor Jian Carlo Carmona. Produzindo laranjas em 440 hectares, divididos em três cidades paulistas, Carmona enfrentou o desafio do greening e a falta de chuvas na época de florada nos últimos anos. Para superar este cenário, o uso do Agro-Mos foi seu grande aliado para superar as adversidades e, ainda, melhorar a produtividade. Composto por nutrientes e aminoácidos, essa tecnologia da Alltech Crop Science colabora para que a planta ative sua resistência de maneira natural.

Jian Carlo Carmona

"Com o uso correto [do Agro-Mos], a planta vem tendo um melhor pegamento e está abortando menos frutos."

Estado de atuação: São Paulo

Cidades: Artur Nogueira, Mogi Mirim, Capão Bonito

Cultivos: Laranjas hamlin, westin, pera, valência, natal e folha murcha

Soluções Alltech: Agro-mos

“Estamos usando o Agro-Mos há um ano. Nesse tempo, ganhamos volume de frutas no pé, e a própria laranja cresceu em tamanho. Com o uso mensal correto, a planta vem tendo um melhor pegamento e está abortando menos frutos. Com essa melhora na qualidade, conseguimos vender por um preço melhor e evitamos perdas”, explica Jian Carlo.

Para esta safra, a expectativa do produtor é de colheita em torno de 400 mil caixas de laranja, com 40.8 kg cada.

Limão no Nordeste

O volume de limões enviados pelo Brasil ao exterior em 2019 chegou a marca de 107,6 mil toneladas, com Holanda, Reino Unido e Espanha sendo os principais destinos. Os dados são da Comex Stat. Na região de Cruz das Almas, na Bahia, as condições climáticas e de solo, pouco ácido e em região úmida, favorecem o plantio da fruta. É nesta localidade que o produtor Pauloaécio Lyrio vem cultivando há 30 anos, com foco na exportação para a Europa.

Nos 22 hectares da propriedade, Lyrio utiliza diversas soluções nutricionais, como o CopperCrop, Soil-Set, Crop-Set e Agro-Mos, buscando produzir frutos com maior qualidade para o mercado externo, além de melhoria na capacidade produtiva dos limoeiros. “Usamos essas soluções há 3 anos. Iniciando na safra de 2016, tivemos um crescimento de 100% na produção em relação ao ano anterior. A média de produtividade aqui na região é de 10 a 12 toneladas por hectare. Hoje estamos em 70 toneladas, e conseguimos colher o ano inteiro”, conta.

Pauloaécio Lyrio

"Com o uso do Agro-Mos, a planta ficou mais nutrida e resistente aos fungos."

Estado de atuação: Bahia

Cidades: Cruz das Almas

Cultivos: Limão

Soluções Alltech: Agro-Mos®, CopperCrop®, Crop-Set®, Soil-Set®

Segundo o produtor, mesmo com as condições favoráveis da região, o bom manejo nutricional das plantas, com uso de produtos como o Agro-Mos, é essencial. “Com o uso do Agro-Mos, a planta ficou mais nutrida e resistente aos fungos. Também percebi melhoria nas fases iniciais dos frutos, muitas vezes suscetíveis a perda. Passamos a utilizar toda a linha da Alltech Crop Science, trabalhando o solo, as folhas, além do uso do cobre via CopperCrop, o que trouxe mais tranquilidade para a produção”, finaliza.


Deseja conferir outras reportagens especiais? Preencha o formulário abaixo para fazer download da 12ª Edição da Revista Em Folha: 

Loading...