Skip to main content

Micotoxinas na avicultura: inimigas perigosas, Mycosorb A+: um seguro necessário

Granja de aves

Produzir carne e ovos de qualidade é uma preocupação crescente na indústria avícola e, diante deste cenário, um ponto determinante para este desafio é a qualidade das dietas fornecidas aos animais. Dessa forma, é fundamental o controle adequado da qualidade das matérias-primas destinadas à alimentação animal para que o desempenho dos animais seja maximizado, permitindo assim, a rentabilidade da produção. Existem diversos fatores que alteram a qualidade de insumos fornecidos aos animais, dentre eles estão as micotoxinas.

Em 1991, um pesquisador chamado Coulombe, destacou que micotoxinas são metabólitos secundários, produzidos por fungos que se desenvolvem naturalmente em matérias-primas, capazes de originar uma ampla variedade de efeitos tóxicos aos animais, e até mesmo aos seres humanos. A exposição a essas toxinas ocorre através da ingestão de alimentos contaminados, tais como cereais como milho, trigo, amendoim e sorgo.

Mais de 500 tipos de micotoxinas já foram descritas na literatura e geralmente mais de um tipo de micotoxina está presente nos alimentos. Essa interação é um alerta importante aos produtores: a sinergia entre elas pode maximizar o efeito tóxico nas aves. Dentre a variedade de micotoxinas existentes, as principais são: Aflatoxinas, Ocratoxinas, Fumonisina e Tricotecenos.  

Os sinais mais comuns de micotoxicose entre as aves que consomem um alimento contaminado são: redução no consumo de ração, diminuição da taxa de crescimento, baixa produção de ovos, baixa conversão alimentar, imunossupressão, aumento na taxa de mortalidade, ovos com deposição de casca de baixa qualidade, fertilidade reduzida, pododermatite e carcaça de baixa qualidade, como demonstrados na figura abaixo:

A contaminação das aves através de micotoxinas causa danos às células do trato gastrointestinal, aumenta a permeabilidade dos enterócitos e facilita a entrada de agentes patógenos, que, consequentemente, gera impacto sobre o desempenho deles.

Com base em décadas de pesquisa, a Alltech desenvolveu o Mycosorb A+, tecnologia a base de parede de levedura e extrato de algas. Durante estes anos, foram publicados 23 artigos de revisões, 22 artigos com ensaios in vitro, 109 artigos publicados com ensaios in vivo, além de 150 publicações em revistas cientificas reconhecidas internacionalmente. Estas pesquisas e ensaios experimentais demonstram a importância de se utilizar um adsorvente de boa qualidade, ou seja, capaz de adsorver inúmeras micotoxinas simultaneamente, como é o caso do Mycosorb A+.

Um estudo realizado no Peru, na Universidad Nacional Agrária, avaliou o efeito do Mycosorb A+ sobre o ganho de peso e conversão alimentar de frangos de corte. Os resultados mostraram claramente que a adição do Mycosorb A+® na ração contaminada com 34 ppb de Aflatoxinas, 5185 ppb de Fumonisina, 141 ppb de Deoxinivalenol, 4 ppb de T2 e 1 ppb de Ocratoxina aumentou em 5% o ganho de peso e em 6,7 pontos a conversão alimentar, como descritos no gráfico abaixo.

Ganho de peso Conversão alimentar

A Alltech tem a solução completa no combate às micotoxinas, um programa de gestão de micotoxinas que avalia toda cadeia produtiva, desde a produção de cereais e grãos até a produção de ração. Este programa consiste em uma gama de soluções tecnológicas que auxiliam a controlar a contaminação e reduzir as micotoxinas na alimentação animal.


Dúvidas ou comentários? Entre em contato consco:

Loading...