Skip to main content

Conheça os benefícios do selênio orgânico nas rações para pets

Cão saudável correndo no gramado

Considerado essencial na dieta de cães e gatos, o selênio atua como componente importante de enzimas envolvidas na proteção antioxidante, principalmente da enzima glutationa peroxidase, e no metabolismo do hormônio tireoideano.

Confira abaixo as principais funções do selênio na nutrição de cães e gatos:

Combate os radicais livres

Os radicais livres são parte integrante e necessária da função celular. No organismo, eles são produzidos pelas células durante o processo de queima de oxigênio, utilizado para converter nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Fatores externos, como estresse, poluição ambiental e processos inflamatórios,  também podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas.  Os radicais vão lesando células mais velhas e frágeis e, para não haver danos às células sadias, existem enzimas protetoras que controlam os níveis desses radicais.

Dentre as enzimas envolvidas na proteção antioxidante destacam-se a glutationa peroxidase, selenoproteína P e selenoproteína W. Elas são dependentes de selênio e sua carência pode reduzir os níveis destas enzimas no organismo, comprometendo a proteção antioxidante celular nos animais.

Melhora a resposta imunológica

A relação conhecida entre o selênio e a função imunológica incluem a eficácia das células fagocitárias na eliminação de patógenos (imunidade não específica). Os macrófagos, ao destruir bactérias e outros corpos estranhos, geram radicais livres. A vitamina E e o selênio (glutationa peroxidase) protegem os leucócitos e os macrófagos durante a fagocitose.

Auxilia na função tireoideana

Níveis baixos de selênio reduzem a produção da enzima Iodotironina deioninase, responsável por converter a tiroxina (T4) na forma ativa (T3). A queda da produção de tiroxina no organismo animal pode provocar distúrbios no crescimento, alteração no metabolismo basal e dificuldade na termorregulação. Estas disfunções tornam os animais menos tolerantes às oscilações de temperatura, principalmente ao estresse causado pelo frio.

Reprodução

A relação entre o selênio e a fertilidade está principalmente na proteção antioxidante dos órgãos reprodutivos.

Nas fêmeas, o útero e ovários são órgãos de constante renovação celular e sujeitos à ação descontrolada de radicais livres, podendo causar cânceres e processos inflamatórios. Nos machos a deficiência de selênio está associada à degeneração testicular, baixa contagem de esperma e redução da motilidade. O aumento dos níveis de selênio pode favorecer a formação espermática por meio do efeito indireto sobre os hormônios da tireoide.

Suplementação com selênio

O selênio pode ser encontrado de diversas formas, mas o selenito e o selenato são as mais usadas na alimentação animal.

As plantas possuem a capacidade de absorver o selenito e o selenato (selênio na forma inorgânica) e converte-los em selenoproteínas, que se armazenam nas sementes e nos grãos, principalmente na forma de selenometionina. A concentração desta nos grãos geralmente é insatisfatória para atender todas as exigências nutricionais em selênio para os animais, fazendo-se necessária a suplementação deste micromineral.

A suplementação de selênio na forma inorgânica para os pets pode ser um problema para a saúde do animal, uma vez que este pode ser tóxico. Para evitar contaminações, a utilização de selênio orgânico tem se tornado uma boa alternativa na suplementação na ração de cães e gatos.

Biotecnologia e nutrição

Para atender a necessidade de suplementação de selênio de forma mais eficiente na nutrição animal, a Alltech desenvolveu em seus centros de biociências o Sel-Plex.

O Sel-Plex é uma levedura de cepa específica de Saccharomyces cerevisiae enriquecida com selênio pelo processo de biossíntese. As semelhanças químicas entre o enxofre e o selênio levam a levedura, assim como as plantas, a incorporar selênio no lugar do enxofre durante a formação das proteínas, principalmente onde estão envolvidos aminoácidos sulfurados como metionina, formando as selenoproteinas, entre elas selenometionina, selenocisteína, etc. Sendo assim, o selênio contido no Sel-Plex é o mesmo encontrado nas plantas, sendo mais biodisponível e consequentemente absorvido de forma mais eficiente pelos animais.

E mais: seu excedente é armazenado nos tecidos, retido na forma utilizável. Além dos resultados na saúde do animal, a inclusão de selênio orgânico da Alltech na dieta melhora o custo-benefício da suplementação mineral e reduz impactos ambientais.

Olson, O.E. and I.S.Palmer.1976. Selenoamino acids in tissues of rats administered inorganic selenium. Metabolism 25:299

Combs, G.F. and S.B. Combs. 1986. Absorption and transfer. In the Role of Selenium in Nutrition. Academic Press, New York.

Schwarz, K. and C.M. Foltz. 1957Selenium as an integral parto f Factor 3 Against necrotic liver degeneration. J.Am. Chem. Soc. 79: 3292


Dúvidas ou comentários? Entre em contato conosco:

Loading...