Skip to main content

Bovinos: 3 cuidados essenciais para evitar as micotoxinas no inverno

Produtor de leite alimentando seu rebanho

Entre os efeitos negativos causados pelas micotoxinas estão os problemas relacionados à reprodução, queda na imunidade, além da diminuição do consumo e do aproveitamento da dieta, o que resultarão em menor peso do animal ou produção de leite. Por isso, é importante estar alerta para alguns cuidados essenciais:

  1. Controle de umidade e temperatura: o excesso de umidade no alimento e a variação da temperatura no ambiente favorecem o aparecimento de fungos, que quando estressados liberam as micotoxinas. Por isso, o controle das variáveis é essencial para evitar problemas na lavoura e na silagem.
  2. Cuidados com a preparação da silagem: este é um dos principais fatores que influenciam no aparecimento de micotoxinas. O alimento deve estar em um tamanho de partículas adequado e bem compactado, pois assim retira-se todo o ar da silagem. Sem o oxigênio evita-se a fermentação não adequada da silagem.
  3. Uso de adsorvente: o adsorvente de amplo espectro de atuação na dieta funciona como uma esponja, pois atrai as micotoxinas, as quais são excretadas sem serem absorvidas pelo organismo do animal. Um exemplo disso é o Mycosorb A+, da Alltech, feito a partir de leveduras e extrato de algas, que atua em todo o trato digestivo, reduzindo os riscos causados pelos diversos tipos de micotoxinas.

Na criação

Os resultados desses cuidados são vistos na prática pelo produtor Marcio Bohnen, da cidade de Marechal Candido Rondon (PR). “Além dos cuidados no manejo, utilizamos o adsorvente na produção durante o ano todo. Nós sabemos que existem as micotoxinas, porque trabalhamos com milho seco para forragem, mas nunca tivemos problema devido a esse uso constante. A nutrição é a principal parte que você deve investir”, destaca o produtor.


Dúvidas ou comentários? Entre em contato conosco:

Loading...